quinta-feira, 14 de abril de 2011

Seu Passado Te Condena.?!



Bom dia a todos aqueles que nos acompanham, mais uma vez estou aqui para passar o que venho aprendendo. De novo sem internet, postando aqui da facul ;p 
Eu sou uma pessoa que não gosta muito de entrar em méritos ou deméritos passados. Gosto de avaliar situações, pessoas e tomar decisões pelo que ocorre no momento, pelo que está se passando. Mas essa semana o que tem me incomodado é o passado, o que tem me chamado atenção é essa palavra.
Temos um grande exemplo na bíblia, o povo de Israel. O povo de Israel crescia na terra do Egito, para que não houvesse problemas, uma “rebelião”, o rei levantou chefes para que controlassem os trabalhos pesados dados aos Israelitas, mesmo assim o povo se multiplicava. Isso fez com que o rei tomasse a decisão de dar trabalhos mais pesados ao povo, mas nada adiantava, até que ele resolveu que todos os meninos que nascessem deveriam morrer (Êxodo 1). Nos seguintes capítulos vemos a história de Moisés, mas quero me limitar a esse primeiro capítulo, onde mostra que o povo era escravo do Faraó, que o povo entregava o seus filhos à morte, que o povo era reprimido, sofria.
Deus prepara um líder, Moisés, para que liberte o povo. E lendo o livro vemos as maravilhas e o agir de Deus para a libertação daquele povo, vemos as pragas que atingiram ao povo egípcio e o povo de Israel protegido, vemos um povo fugindo da terra de seus opressores e Deus os livrando, abrindo o mar para que pudessem passar e o fechando para que nada os tocassem. O povo peregrinou no deserto, mas Deus os provia. Enviou um anjo para que os protegessem, não deixou faltar suprimentos para que continuassem vivos e, mesmo assim, o povo descontente, olhou para o seu passado:
“Não seria melhor voltar para o Egito?”. Essa frase nos mostra claramente que o povo, ao invés de olhar para o seu presente, onde Deus agia para prover todas as suas necessidades, olhavam para o passado, onde tinham uma vida totalmente miserável, onde eram cativos, escravos.
Muitas vezes somos assim, nos perguntamos se devemos voltar para a nossa escravidão, a escravidão da carne, queremos nos remeter a um passado sujo, imundo, de morte e servidão e não vemos o que estamos recebendo das mãos do Senhor. A ‘terra prometida’ logo ali, e não entramos nela por não deixar de olhar para o “Nosso Egito”. Qual é o seu Egito? Você ainda se lembra dele? Ainda se pergunta se deve voltar? Ainda sente falta de lá? Temos que apagar o “Nosso Egito” e olhar para frente, seguir.

“Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto! Por que o Senhor está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como despojo de guerra. Não seria melhor voltar para o Egito?” (Números 14:2 e 3).
Ouvi uma ilustração interessante, ela dizia que elefantes (principalmente os de circos), quando pequenos, são acorrentados. Lutam, lutam e não conseguem se livrar das correntes, que são mais fortes do que o pequeno elefante. Mas quando crescem, óbvio que uma corrente não seria o bastante para segurar um elefante, mas ele está tão preso as memórias passadas, que nem se quer chega a tentar escapar. Dizem que até um barbante o seguraria, porque suas lembranças são de que não importa o quanto se esforcem, não conseguiram escapar.
Por guardarem o seu Egito, não conseguem sua liberdade, não conseguem agir, não conseguem mostrar a sua verdadeira força, não tem se quer a atitude de tentar.
Olhe para tudo o que Deus tem te dado hoje e pense em entrar na terra prometida. Pense em que os planos de Deus para a sua vida vão se cumprir, não do meu jeito, não do seu. Talvez dure 40 anos, menos ou mais, mas Deus tem o melhor para nós. Não deseje que o Egito volte para a sua vida.
“Quero trazer à memória aquilo que me traz esperança.”  (Lamentações 3.21)
E uma frase, que gosto muito, dita pelo Pr. André Valadão em uma de suas músicas: “ Se o diabo tenta te acusar, fazendo com que você lembre do seu passado. Lembre do futuro dele, que é num lago de fogo.”
 God Bless Us
Raul Gomes (@behindrah)

3 comentários:

Bruno Dhaniel Spadoni disse...

Citação de um Valadão??? :O
é isso ai como sempre mais um texto esclarecedor e muito bom!
Parabéns!

Renata disse...

Olá;
Blog bacana! Conheço os Valadão! Rs

Tbm tenho um blog

http://uaimeu10.blogspot.com/

dá uma olhadinha lá

=)

Em Sinai disse...

Calma pessoal, não quero fazer nenhum tipo de apologia musical ou algo parecido. Rs
Só achei conveniente a citação, que tem base bíblica. okay.?

Ah, eu dei uma olhadinha no seu blog.

Abraços, Raul.