segunda-feira, 25 de abril de 2011

Páscoa!




Bom, um dia atípico, mas queria aproveitar o dia que é propício para uma reflexão.
Datas comemorativas chamam tanto a atenção, elas nos mostram como é possível um país, talvez o mundo, aguardar um dia. Cada dia tem o seu significado, um jeito específico de se comemorar, uma tradição envolta na data.
Estamos na Páscoa, o ladrãozinho da cena é o tal do coelhinho com seus deliciosos ovos de chocolate. Todos aguardam essa data para trocarem ovos de chocolates, altas quantias de investimentos são feitas nesta data, inovações e modernização do processo, tudo para que se haja mais produção, para que se possa vender mais, para que a data seja marcante.
Mas o verdadeiro sentido dessa data não são os ovos, coelhos, presentes, chocolates, nada disso. Na bíblia (Êxodo 12), podemos ver a instituição dessa comemoração, o povo de Deus comemorava a sua saída do Egito (comentada no último texto), foi instituída essa festa chamada de Páscoa, do hebraico “Pessach”, que significa “passagem”, onde os judeus comemoravam sua liberdade.
Com a vinda do Messias, essa data foi marcada pela sua Crucificação, em plena páscoa o Messias pagava a nossa dívida, o preço para todos serem salvos.
  
“Era o Dia da Preparação na semana da Páscoa, por volta do meio-dia...” (João 19:14).

Justamente na data de comemoração dos judeus, da sua libertação, Jesus Cristo nos ensina novamente. Ele nos mostra que devemos comemorar a nossa libertação também, porque houve a Ressurreição, porque Cristo não foi vencido pela morte, essa é a nossa fé, a nossa esperança e o sentido da nossa Páscoa, poder tocar as vestes de um Cristo ressurreto, poder tocar suas feridas, conversar com ele e sentir sua presença, saber que ele se entregou por nós, mas não nos deixou só, ele voltou para ser o nosso consolador. 

A nossa Páscoa, nossa passagem, nossa libertação ocorre quando esquecemos do nosso Egito e entregamos a nossa vida antiga na cruz, deixamos nossa vida antiga padecer ali, esse é o momento que podemos comemorar nossa Páscoa e viver debaixo da graça de Cristo.

Não deixe o coelho crucificar o seu Cristo, não deixe o coelho tomar o lugar de Cristo em sua vida. Viva o real sentido da Páscoa.

God Bless Us
Raul Gomes (@behindrah)


Nenhum comentário: