quinta-feira, 5 de maio de 2011

Meu Culto é Racional



Bom dia! E ai, como vão? Espero que bem para entender o que tenho para dizer hoje, rs.
Para entender o texto de hoje, quero deixar duas definições de palavras aqui:
Razão: 1. O conjunto das faculdades intelectuais. = compreensão, inteligência
                    2. Fonte do raciocínio.
             
3. Capacidade para decidir, para formar juízo ou para agir de acordo com um pensamento. = discernimento, juízo, lucidez.       
Emoção: 1. Ato de deslocar.
                
2. Agitação popular.
                
3. Comoção; perturbação moral.
Ambas as palavras são muito atuantes em nossas vidas, sempre nos deparamos com situações que envolvem a razão ou a emoção. Mas quero que observem, a primeira palavra, Razão, nos passa a sensação de consciência, de saber aquilo que se esta fazendo.  Já a segunda palavra, Emoção, nos diz totalmente o inverso. Ela até se explica como perturbação moral, abalo moral, ou seja, algo que nos impulsiona e que traz mover sem razão.
Bom, definidas as palavras, agora quero usá-las.
Hoje em dia, vemos muitas pessoas sendo impulsionadas à adoração e se comovendo em seus cultos, deixando fluir toda a sua emoção. Cultos que são ‘uma benção’, segundo a irmãzinha que sempre comenta depois do término. Podemos notar que certos atos praticados ali só podem fluir de um ato emocional, que nada tem a ver com a razão daquela pessoa, que parece mudar porque esta cultuando. Não vemos, hoje em dia, um quebrantamento real, o que vemos são pessoas tendo dó de Cristo, tendo dó do seu sofrimento. Não vemos pessoas preocupadas com o crescimento do Corpo de Cristo, querendo cumprir o ‘Ide’, mas vemos pessoas tratando de seus egos, cuidando de seus calos. Não vemos pessoas pensando no próximo, mas vemos pessoas pensando em sua salvação, no ‘seu céu’. Shows são programados e exibidos para a comoção de pessoas, a adoração virou teatro e os seus atores atuam com tanta normalidade que não percebem mais que aquilo não é adoração.

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." (Romanos 12:1)
Paulo nos instrui à um culto racional, no qual devemos nos apresentar como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, ou seja, devemos oferecer nossas vidas a Cristo e que ela O agrade. Tudo isso deve ser feito com racionalidade, com a razão, devemos ter a plena consciência do que estamos ofertando a Cristo, se irá agradá-lo, como a oferta de Abel ou se nossa oferta é recusada como a de Caim (Gênesis 4:4-7).
Versículos 6 e 7:
"E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar."

Por que nos transtornamos quando nossa oferta não é aceita? É só fazer o bem para que seja aceita, o Senhor nos instrui a apresentar o melhor que temos, mas conscientemente, Ele quer que você saiba que está entregando o seu melhor, porque só assim há sentido na renúncia, só assim Ele pode dizer que realmente foi entregue de todo o seu coração, só assim você dá o valor real, pensando. Deus não quer ser o distúrbio de suas emoções, mas quer ser a razão que as rege. Claro que haverão momentos de emoção, comoção, mas com Deus no controle, não há exageros. Entregue suas emoções e ansiedades nas mãos dEle e deixe a Sua razão agir em sua vida, tendo uma razão mútua com o Senhor. Adore-o consciente que é o melhor que pode fazer à Ele.

God Bless Us. 

Raul Gomes (@behindrah) (@EmSinai) 

Nenhum comentário: