sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Liberdade


Bom dia!

Ontem aproveitei as férias das aulas e a volta da viagem para ir ao culto. 
O tema era interessante: "Eu quero glorificar a Deus!" e acabou entrando no mérito da liberdade cristã. Coríntios 10 era o texto base a ser estudado:

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus."
(1 Coríntios 10:31)

O Pastor nos trouxe uma reflexão interessante sobre o assunto e fez a pergunta: 
O que é a liberdade para o cristão?
Eu estava nas cartas do camarada, então fui de Paulo:

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim."
(Gálatas 2:20)

Acreditando que a liberdade do cristão é condicionada a Cristo, porque quando nos tornamos salvos morremos para o mundo e vivemos, pela fé, a vontade de Deus para as nossas vida. Isso é o nosso desejo, nosso alvo, o que devemos fazer. A nossa vontade é a de fazer a vontade de Cristo. 

Um irmão rebateu com um texto, também de Paulo:

"Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço."
(Romanos 7:19)

Na hora, eu pensei muitas coisas que poderiam ser ditas, mas estávamos falando sobre sabedoria e escandalizar o irmão, não achei apropriado, rs. Mas algo que o irmão não deve ter reparado é na sequencia do texto:

"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito."

(Romanos 8:1-4)

Se continuarmos a ler este capítulo citado pelo irmão, vamos notar que Paulo se coloca no "fundo do poço", justamente, para glorificar a Cristo. Glorificar aquele que fez com que ele não mais vivesse na carne, aquela que faz o mal, mas no espírito, o que vive a vontade de Deus. 

Se o argumento era que a liberdade está ligada a carne, Paulo também fala sobre isso. É só voltar a Gálatas: 

"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor."
(Gálatas 5:13)

A bíblia enfatiza a liberdade ligada a vontade de Deus:

"Assim observarei de contínuo a tua lei para sempre e eternamente.
E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos."

(Salmos 119:44-45)

"E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.
Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor."

(2 Coríntios 3:15-18)

Deus é o Espírito e onde está o Espírito de Deus há liberdade! Onde Ele habita a sua vontade impera! 

A ideia de liberdade, no Antigo Testamento, nos remete ao background de aprisionamento, escravidão. Uma ideia de que após um cativeiro, uma prisão, vem a liberdade que traz consigo a felicidade de quem foi liberto da servidão e pode viver livre de todo o mal. Já no novo testamento, a liberdade se torna a descrição da salvação.

Paulo desenvolve bem essa ideia de liberdade em suas cartas, nas quais Deus, através de Cristo, liberta seu povo de quem aprisiona e escraviza: Satanás, a lei e a morte.

Paulo dá grande importância ao pensamento que Cristo é quem traz a liberdade para os crentes das influencias às quais estavam escravizados: o pecado, a lei como sistema de salvação, o poder das trevas descrito em Colossenses, as tradições pagãs e culturais. 

Essa liberdade, em todos os seus aspectos, é dom de Cristo, o qual, mediante a morte, comprou seu povo e o tirou da escravidão. E essa liberdade da imposição da lei, do pecado e da morte, é dada aos crentes por meio do Espírito. 

Ser liberto da culpa e adotado como filho e herdeiro de Deus é maravilhoso. A reação humana a esse dom da liberdade é a livre aceitação de serviço, no caso, a entrega total:

"Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando."
(João 15:14)

A liberdade de um crente não é isenção de responsabilidade e nem aprovação para a libertinagem.
Não estamos vivendo na lei para que haja salvação, mas não podemos deixar de ter regras. Jesus nos mostra que a lei divina permanece como um guia referente a vontade de Deus para conosco.

Interpreto a liberdade cristã como estar livre para amar e servir a Deus e ao seu trabalho. Não como desculpa para libertinagem ou falta de responsabilidades.
Eu quero é glorificar a Deus!

Obrigado pelo estudo Pr. Gérson. 

Raul Gomes

God Bless Us

Twitter: @RaulGomes_ / @EmSinai 
Email: raul.silva3@fatec.sp.gov.br  

Nenhum comentário: